produtos

Válvula Multivias para Filtro – Azul

 

Injetada em ABS, com parafusos e mola de pressão em aço Inox.

Acompanha manômetro e tem as opções de fixação de quatro ou seis furos.

É compatível com várias marcas de filtros do mercado nacional.

Funções da Válvula:

FILTRAR

Ao colocar a Válvula Multivias na posição FILTRAR, deve-se abrir os registros de aspiração, dreno de fundo, skimmer/coadeira (se houver) e fechar o registro do esgoto. Ligar a bomba e filtrar de 6 a 8 horas diárias.

DOSADOR DE CLORO - Se houver um Dosador de Cloro NETUNO instalado na piscina, sugere-se realizar em conjunto com a filtração durante a noite.

SKIMMER – Deve-se abrir o registro do Skimmer para a limpeza superficial da piscina. Verifique e mantenha o nível da linha d’água na metade do regulador de vazão do skimmer e ligue a bomba. Limpe diariamente o cesto do skimmer.

DRENO DE FUNDO – Com a Válvula Multivias na posição filtrar, deve-se abrir o registro DRENO DE FUNDO. A sucção da grade do Dreno de Fundo NETUNO é frontal e lateral, seguindo as atuais regras nacionais de segurança em piscina.

ASPIRAR FILTRANDO

Essa operação deve ser realizada quando não existir muita sujeira depositada no fundo da piscina, pois a sujeira aspirada ficará retida na areia do filtro. Neste caso, a água retornará limpa pelo dispositivo de retorno.

Após conectar a mangueira (através das ponteiras e adaptador) no dispositivo de aspiração, deve-se colocar a Válvula Multivias na posição FILTRAR, abrir os registros “Aspiração” e “Retorno de Água Filtrada ou Recirculada” e fechar os registros do “Dreno de Fundo, Skimmer/coadeira e Esgoto”.

Ligue a bomba e deslize lentamente o aspirador pelo fundo da piscina. Logo, realize uma retrolavagem (posição RETROLAVAR) e posteriormente o enxágüe do filtro (posição PRÉ-FILTRAR).

Após conectar a mangueira (através das ponteiras e adaptador) no dispositivo de aspiração, deve-se colocar a Válvula Multivias na posição DRENAR, abrir o registro “Aspiração e Retorno de Água Filtrada ou Recirculada” e fechar os registros do “Dreno de Fundo, Skimmer/coadeira e Esgoto”.

ASPIRAR DRENANDO

Essa operação deve ser realizada quando houver grande quantidade de sujeira no fundo da piscina. A sujeira aspirada não passará pela areia do filtro, sendo enviada diretamente para o esgoto.

Após conectar a mangueira (através das ponteiras e adaptador) no dispositivo de aspiração, deve-se colocar a Válvula Multivias na posição DRENAR, abrir o registro “Aspiração” e “Esgoto” e fechar os registros do Dreno de Fundo, Skimmer/coadeira e Retorno de Água Filtrada ou Recirculada.

RETROLAVAR (LAVAR)

Esse procedimento visa a retirada de impurezas da areia do filtro e deve ser realizado pelo menos uma vez por mês. A água percorrerá o caminho contrário à filtração, promovendo a limpeza da areia. Essa água será descartada no esgoto.

Coloque a Válvula Multivias na função RETROLAVAR, abra os registros do Dreno de Fundo, Esgoto, Aspiração e feche os registros do Skimmer/coadeira e Retorno de Água Filtrada ou Recirculada.

Esta operação deverá ser rápida para evitar a perda de água da piscina e poderá ser verificado o momento certo de bloqueá-la, observando-se quando a água passará limpa pelo tubo visor da Válvula Multivias.

Realizar esta operação sempre que observado aumento de pressão pelo manômetro.

PRÉ-FILTRAR/ENXAGUAR

Esta operação é obrigatória após a lavagem da areia do filtro, pois uma pequena parte da sujeira ficará presa nele.

Coloque a Válvula Multivias do filtro na posição PRÉ-FILTRAR (ENXAGUAR), abra os registros da Aspiração, Dreno de Fundo, Esgoto e feche os registros do Skimmer/coadeira e Retorno de Água Filtrada ou Recirculada .

Esta operação deverá ser rápida para evitar a perda de água da piscina e poderá ser verificado o momento certo de bloqueá-la, observando-se quando a água passará limpa pelo tubo visor da Válvula Multivias.

RECIRCULAR

Essa função somente deverá ser usada para a utilização de produtos químicos incompatíveis com o elemento filtrante utilizado.

Coloque a Válvula Multivias do filtro na posição RECIRCULAR, abra os registros da Aspiração, Dreno de Fundo, Skimmer/coadeira, Retorno de Água Filtrada ou Recirculada e feche o registro do Esgoto.

Nesta posição a água não passará pela areia do filtro.

DRENAR

Utilize essa função somente em casos extremos, como reformas na piscina, pois quando utilizada esvaziará parcial ou totalmente a piscina, a água irá diretamente para o esgoto e sem passar pela areia do filtro.

Coloque a Válvula Multivias do filtro na posição DRENAR, abra os registros do Dreno de Fundo, Esgoto e feche os registros da Aspiração, Skimmer/coadeira e Retorno de Água Filtrada ou Recirculada.

FECHAR

Posição utilizada apenas para detectar vazamento ou quando a piscina não for utilizada por um longo período de tempo. Também será necessário o fechamento de todos os registros.

Coloque a Válvula Multivias do filtro na posição FECHAR, e feche todos os registros.

produtos semelhantes

Válvula 2 Vias de 1.1/2

 

Válvula 3 Vias 1.1/2

A Válvula 3 Vias de 1.1/2 colável substitui registros, organizando melhor e compactando os comandos da casa de máquinas. Também reduz a possibilidade de inundação da casa de máquinas devido pela abertura/fechamento de registros errados.